Que a cozinha é um dos lugares preferidos da casa, isso não é segredo para ninguém! Afinal, é na cozinha que aproveitamos os melhores momentos em família, nos divertimos na criação de novas receitas e desfrutamos de deliciosas refeições na companhia de quem mais amamos. A cozinha é, definitivamente, um dos locais mais acolhedores da casa. Por isso, na hora de escolher os móveis para cozinha, tem muita coisa que precisamos levar em consideração. A começar pela lista básica de tudo aquilo que mais precisamos, o estilo e paleta de cores dos seus móveis, o espaço disponível e a relação de eletrodomésticos que você já tem ou pretende comprar. Assim, fica muito mais fácil de selecionar exatamente aquilo que será necessário para mobiliar o ambiente. Abaixo, deixamos os principais móveis de cozinha que toda casa precisa e dicas de como escolher o ideal.
Os itens citados a seguir compõem uma cozinha completa e com tudo que é necessário para utilizar o ambiente da melhor forma possível. Entretanto, sua lista de móveis deve ser adaptada de acordo com o tipo de residência (casa ou apartamento) e o tamanho do lugar. Afinal, algumas pessoas têm mais espaço disponível enquanto que outras precisam optar por uma cozinha mais compacta. E não pense que cozinha compacta é sinônimo de menos móveis ou substituições. Tudo depende da disposição dos elementos e da sua criatividade. Quer saber mais sobre como montar a sua cozinha dos sonhos? Então confira!
As mesas e cadeiras são os principais móveis para cozinha, principalmente para quem costuma fazer as refeições em casa, com a família e os amigos. Além disso, podem fazer as vezes de balcão e serem muito úteis no preparo dos alimentos ou na organização do local. Por isso, se você está pensando em renovar a sua cozinha ou está começando agora, uma mesa e um conjunto de cadeiras devem encabelar a sua lista. Para escolher a mesa e as cadeiras ideais, comece selecionando pelo tamanho. Avalie o espaço da sua cozinha e onde você gostaria de posicionar os seus móveis, depois disso, considere a quantidade de moradores da casa e quantas pessoas você costuma receber para as refeições. No entanto, mesmo que o fluxo de pessoas seja grande, se o espaço não permitir, prefira investir em uma mesa menor e mais compacta. Isso porque não adianta caber todo mundo ao redor da mesa, porém impossibilitar o tráfego na cozinha ou atrapalhar o uso dos demais móveis. Sobre o design da mesa e cadeira, a não ser que seja parte da identidade da sua casa uma mistura e cores e estilos, vale a pena investir em um mesmo conjunto. E que, de preferência, combine com o estilo dos armários e eletrodomésticos.
Os bancos e as banquetas são opções ideais para quem tem um balcão na cozinha, uma área reservada para o preparo de bebidas (como café e coquetéis), dispensa o uso das cadeiras ou precisou dar preferência para uma mesa mais compacta e com menos lugares disponíveis.